Header Ads

Versões Android: sua história

INTRODUÇÃO

Olá amigos do "robozinho verde", tudo bem? Trago algumas curiosidades das versões do Android desde a 1.5 Cupcake. Vamos ver? 

Cupcake 1.5 - O primeiro aparelho Android, o HTC Dream G1, foi lançado no dia 22 de outubro de 2008. Ele possuía funcionalidades bastante avançadas para a época, como a janela de notificações, a integração profunda com o Gmail e o uma central para download de aplicativos: o Android Market.
A versão 1.5 do Android foi liberada pela Google em abril de 2009, com o nome de Cupcake. Estavam entre as novidades do sistema operacional: o teclado virtual, os aplicativos de terceiros (milhares de apps criados por desenvolvedores), integração com o Youtube e capacidade de realizar os comandos ‘copiar’ e ‘colar’.
Resultado de imagem para android cupcake 1.5
Android Cupake

O Android 1.6 foi lançado no dia 16 de setembro de 2009, com o apelido de Donut (sempre um nome de doce, seguindo a ordem alfabética). Apesar de ser apenas uma evolução do Cupcake, ele apresentou grandes novidades, como uma caixa de pesquisa rápida, compatibilidade com câmeras, gravador de voz, galeria de fotos e indicador de nível de bateria.
                                                            Resultado de imagem para android Donut 1.
Android Donut



Eclair 2.1 - Lançada em 26 de outubro de 2009. Deu início às versões que realmente fizeram a diferença nos celulares, estabelecendo o sistema operacional como um dos mais populares. Essa versão foi uma das responsáveis por colocar o Android como ótima opção no mercado, trazendo úteis aplicativos do Google, como o Gmail.
                                                         
Android Eclair


Froyo 2.2 - Lançada em 20 de maio de 2010. Além de trazer uma melhoria considerável no desempenho geral dos celulares com Android, o Froyo também incluiu algumas mudanças como atualização automática de aplicativos e suporte ao Adobe Flash, algo bastante requisitado por pessoas que usam esse sistema operacional. Com certeza, isso ajudou bastante na sua popularização.
                                                ]
Android Froyo


Gingerbread 2.3 - Lançada em 06 de dezembro de 2010. Com esta versão tivemos o suporte a tecnologias como o NFC (Near Field Communication, quem se lembra?), que é um sistema de transmissão de dados sem fio, sensores de movimento para jogos, chamadas por VOIP, além de uma interface mais minimalista e funcional. Nessa versão, o celular com Android ganhou bastante estabilidade, além de ter boa compatibilidade com os aplicativos. Mas, ainda precisava melhorar!


                                                  
Android Gingerbread


Honeycomb 3.0, o esperado Android 3.0 foi lançado no dia 10 de maio de 2011. O sistema operacional foi reformulado novamente para ter mais compatibilidade com telas de tablets. Os maiores destaques da versão foram: a possibilidade de customização da tela principal e a opção de compartilhamento por Bluetooth.

                                                    Resultado de imagem para android 3.0
Android Honey Comb
         
    Ice Cream Sandwich 4.0 - Lançamento em 19 de outubro de 2011. Bom, observe aqui o pulo do 2.3 ao 4.0. Diferente da série Honeycomb(dedicada a tablets), esta versão do sistema operacional trata por igual tanto tablets quanto celulares. Dentre suas principais novidades destaca-se o sistema de transmissão de dados utilizando a tecnologia NFC, desta vez de maneira efetiva. Também foi implementado um sistema de reconhecimento facial na hora de destravar o dispositivo.                             

                                           
Android Ice Cream Sandwich


Jelly Bean 4.1 - Versão lançada em 09 de julho de 2012. Mais ágil e consome menos bateria, se você for comparar com as versões que surgiram antes, o Android 4.1 tem como um dos objetivos otimizar o uso das principais ferramentas do smartphone. O aplicativo Google Now é um dos diferenciais dessa versão, fornecendo informações de restaurantes, transportes ou entretenimento, baseado na sua geolocalização do momento. Você também pode redimensionar o tamanho dos ícones dos apps e organizar melhor sua tela. Sem sombra de dúvida, uma grande evolução do sistema. 

Jelly Bean Plus 4.2 - Lançada em 26 de outubro de 2012. Ainda mais rápido do que as versões mais antigas. Para quem gosta de ter um celular eficiente para tirar fotos, o Android 4.2 oferece o recurso Photo Sphere, capaz de tirar fotos panorâmicas em 360º. Mais um destaque que você pode ter em celulares com Android Jelly Bean Plus fica por conta da digitação por gestos: esse recurso ainda sugere as palavras, facilitando quem curte mandar diversas mensagens no dia a dia. Há inúmeros celulares (mais antigos) rodando esta versão em nossos dias (2016). 
                                                 
Android Jelly Bean

Jelly Bean 4.3 - Lançada em 24 de julho de 2013. Apresenta mudanças mais sutis, quando comparado com a transição entre o Android 4.1 e o 4.2 Jelly Bean. Uma das vantagens, no entanto, são os perfis fechados: além do aparelho poder ter várias contas, cada conta tem suas configurações e aplicativos próprios. E você pode limitar o acesso de uma conta a alguns recursos. Sendo assim, pode ser bem útil para pais que compartilham o celular com seus filhos para eles jogarem. Nessa versão do Android, o pai pode bloquear compras no Google Play, por exemplo. O sistema Android 4.3 também permite uma nova digitação, que reconhece mais rápido as palavras que você digita. Esta última versão do jelly bean estava bem 'enxuta' e muito eficiente.

Kit Kat 4.4 - Lançamento em 15 de janeiro e junho de 2014. Com esta versão do sistema operacional é possível aproveitar mais a tela do celular, já que os botões virtuais podem desaparecer da tela caso você não esteja usando. Com isso os desenvolvedores também saem ganhando, já que podem criar aplicativos que usem toda a tela. Mais um diferencial do Android 4.4 Kit Kat é a integração do aplicativo Hangouts com mensagens de texto SMS. Assim você pode visualizar as mensagens pelo app. O smartphone com esta versão também vem com a tecnologia Google Cloud Print, que possibilita se conectar a impressoras compatíveis (via Wi-Fi) e imprimir alguns documentos, como fotos tiradas do seu celular. Também presente em muitos dispositivos hoje em dia.
                                                 
Android KitKat


Lollipop 5.0 - Lançada em 3 de novembro de 2014. Inovação! Esta versão tem como destaque a integração do smartphone com outros dispositivos compatíveis, como um relógio inteligente. Por ser a versão mais atual na maioria dos gadgets, o Google quis entregar um sistema com melhor desempenho. Aqui podemos perceber um sistema mais fluido ao rodar apps e uma maior economia no consumo da bateria. Um dos diferenciais do Android 5.0 está nas notificações: as mensagens podem ser visualizadas sem a necessidade de desbloquear o smartphone. Na versão Lollipop, os recursos multimídia também foram melhorados. O Android 5.0 conta com suporte de áudio por meio da porta USB. Já para quem usa a câmera para tirar várias fotos, esta versão é compatível com o formato RAW.
                                                 
Android Lollipop


Marshmallow 6.0 - Com lançamento em 5 de outubro de 2015. O Android Marshmallow, também conhecido como Android 6 ou Android M, é a versão mais recente do sistema do Google para celulares. O lançamento do sucessor do Android Lollipop (5.0) aconteceu em setembro de 2015. Por se tratar de um lançamento, ainda não há muita coisa de concreto a respeito dele. Muitos canais na internet mostram como se sai bem em relação a economia da bateria, apps, display entre outros pontos. Desde então diversos celulares já ganharam suporte a esta nova versão 6.0 e muitos outros ainda o receberão. Fique alerta!
                                                           
Android Marshmallow

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.