ANDROID NOUGAT: ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO NOVO SO DA GOOGLE
Android 7.1 Nougat - Funções
Os recém-lançados smartphones da série Pixel saem de fábrica com o Android 7.1 Nougat. Essa não é apenas uma versão com correções pontuais de segurança e bugs, mas vem acompanhada por novas funções. De acordo com o changelog dessa versão, parte dos recursos existentes no 7.1 Nougat são destinados aos novos aparelhos Pixel.
Assim, é esperado que os usuários desses smartphones sejam agraciados por recursos exclusivos, enquanto para os demais, o Android 7.1 Nougat será apenas uma versão do SO com melhorias gerais. A grande mudança do novo SO está no Pixel Launcher, que vem com atalhos especiais para os ícones que ficam na tela de início.
Cada ícone oferece uma função diferente, especificamente os serviços do Google. Como podemos ver na imagem abaixo, esses atalhos executam algumas ações que otimizam a experiência do usuário com o software, como a possibilidade de abrir uma nova guia no Chrome sem mesmo lançar o navegador:
Software de câmera
Outra mudança da nova versão é o software de câmera, que ganhou novos recursos para o modo manual e um HDR otimizado para os novos aparelhos do Google. Em relação ao software da câmera, não está claro quais recursos serão liberados para todos e quais serão exclusivos dos Pixel.
Daydream
A plataforma Daydream ganha uma integração nativa com o sistema, que será aproveitada por dispositivos compatíveis com determinadas especificações. Uma das novidades aqui é o gerenciamento de tópicos, que está otimizado e faz um melhor uso dos núcleos da CPU e do processador gráfico.
Modo de luz noturna
O Android ganhará um recurso que está presente no iOS e que também pode ser utilizado através de software de terceiros. O Modo de luz noturna altera o tom das cores do display e o adapta para melhor visualização em ambientes com baixa luminosidade. Assim, as telas poderão contar com uma variação de cores mais quentes (amareladas), indo além do convencional azulado.
Atualizações em segundo plano
Essa função já havia aparecido em versões betas do Android 7.0 Nougat, mas será na versão 7.1 que as chamadas "atualizações em segundo plano" farão a sua estreia. Essa função permite que uma partição do sistema gerencie as atualizações que serão instaladas no dispositivo. Assim, bastará o reinício do aparelho para que elas sejam aplicadas, visto que essa novidade gerenciará o download e a instalação das mesmas sempre que necessário.
Notificações com o sensor biométrico
O sensor biométrico ganhará uma nova função, que é a de deslizar para acessar notificações. Com isso, usuários que hoje já utilizam esse recurso poderão deslizar com o dedo para baixo em cima do sensor para que as notificações sejam exibidas.
Android 7.1 Nougat: disponibilidade
O Android 7.1 Nougat virá de fábrica nos aparelhos Pixel e Pixel XL. Mas quando outros aparelhos receberão a nova versão? A equipe do Google informou neste terça-feira (11/10), que o Android 7.1 Nougat está no processo de desenvolvimento e acaba de entrar no programa beta da empresa.
As funções conhecidas desta versão prévia são a API para atalhos em apps, que funcionam como botões de ação direto no lançador da nova versão, bem como oferece suporte para os ícones circulares, por exemplo. Outra função interessante são os atalhos para o gerenciador de armazenamento, no qual os apps devem facilitar o acesso ao consumo de memória em dispositivos e limpar dados desnecessários, liberando espaço interno de forma mais simples.
Inicialmente, o Google está liberando esta prévia para desenvolvedores para os dispositivos Nexus 5X, Nexus 6P e Pixel C. E, posteriormente, deverá liberar a versão oficial para os Nexus 6, Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus Player, Pixel C e dispositivos da linha Android One.
Ainda não temos uma data específica para a chegada da versão oficial do Android 7.1 para outras fabricantes. Além disso, a Google oferecerá determinados recursos de forma exclusiva para os novos Google Pixel.
Android 7.0 Nougat - Funções
1. Encriptação nativa
A segurança foi um ponto abordado pelo Google durante sua fala sobre o Android Nougat. A nova versão do SO conta com o recurso de encriptação nativa, que acrescenta uma camada extra de segurança para os usuários que utilizam o sistema.
Além do sistema, serviços do Google contarão com o novo recurso, como é o caso da Play Store, que possui um sistema de análise que garante que os apps disponíveis na loja sejam seguros e legítimos. O Chrome também foi adicionado as ações de segurança que virão com o Nougat. O navegador mais utilizado no mundo terá uma plataforma otimizada, que analisará sites potencialmente perigosos.
2. Fim da tela de otimização de apps
Com o objetivo de tornar o sistema mais ágil e intuitivo, o Google removeu no Android Nougat a famosa tela "O Android está otimizando 1 de 200 apps", que aparecia de vez em quando ao reiniciar o sistema. Além disso, as atualizações automáticas e aquelas que rodam em segundo plano garantiram aos usuários o acesso as versões mais recentes dos apps sem precisar que o usuário faça alguma interferência manual.
3. Novos emojis
O Android Nougat contará com 72 novos emojis, que variam entre alimentos e outros sobre a representatividade feminina. Esses últimos, por exemplo, trarão versões femininas de emojis de profissões. Os alimentos variam bastante, passando por frutas, como abacates, até utilitários domésticos.
O Android Nougat vem com 72 novos emojis! Totalizando 1.500 opções
9. Smartphones encriptados funcionarão mesmo após reiniciar inesperadamente
Quem conta com um smartphone Android sabe que, de vez em quando, o aparelho pode ter um reboot do nada. Até aí, nada demais. O problema é quando o telefone está criptografado, o que o transforma em um peso de papel estiloso, já que chamadas, e-mails e outras funções ficam totalmente inutilizadas enquanto o aparelho passa pelo processo de descriptografar.
No Android Nougat, o Google mudou o cenário. Na nova versão do sistema, ele permitirá que o dispositivo, mesmo criptografado, mantenha suas funções devidamente operacionais após um desses reboots inesperados.
Para que isso ocorra, o Nougat terá uma função chamada Direct Boot, que faz com diversas funções e apps consigam executar tarefas mesmo no modo restrito. No entanto, manter o smartphone funcional sob as condições explicadas acima não depende exatamente do usuário e sim dos desenvolvedores dos apps. Eles devem executar o comando “LOCKED_BOOT_COMPLETED” e determinar quais dados podem ficar livres da criptografia.
10. Integração do "Mono Play” para os deficientes auditivos
Se o usuário tiver problemas auditivos, ele terá como opção definir nas configurações de áudio a saída de som em mono, permitindo uma melhor audição do que é reproduzido no smartphone.
11. O API JobScheduler vai tornar seu smartphone mais rápido
Para o Android Nougat, o Google está prestando especial atenção em todos os processos que estão ocorrendo nos bastidores. Para melhorar a performance do smartphone, os desenvolvedores do sistema estão apostando na API JobScheduler que vai, basicamente, organizar as ações dos apps que estão rodando a todo o momento em segundo plano no telefone.
Basicamente, o JobScheduler vai estipular horários pré-determinados para cada ação desses apps. Será possível aumentar ou diminuir a frequência com que os aplicativos ficam pedindo atualizações (um backup de uma foto para a nuvem, por exemplo, ou “cobrando” quando o celular voltará a ficar online), ajustando isso nas configurações de economia de dados.
Com isso, o JobScheduler fará com que esses apps, que não param de funcionar em segundo plano, façam isso apenas em redes Wi-Fi, com as atualizações funcionando em “grupos”, ao invés de individuais.
12. Os parâmetros do sistema estão mais espertos
O que dizer sobre as configurações do Android Nougat, exceto que eles estão verdadeiramente mais espertos a partir de agora? A nova versão do sistema introduz novas ideias que simplesmente melhoram a situação atual.
Podemos ver agora que cada seção especial traz um item específico e com melhor visualização. Para citar alguns exemplos: o WiFi agora indica a rede que o aparelho ocupa, a spec de consumo mostra o número de dados móveis consumidos, o nível de volume é indicado por uma porcentagem (%) e o menu de memória indica a quantidade que o aparelho está rodando. Tudo mais gráfico e inteligente.
13. Responder mensagens pela barra de notificações
Podemos dizer que essa função é a que mais lembra o iOS no Android Nougat. Agora, mensagens poderão ser respondidas a partir da tela de bloqueio, pela própria notificação. Com isso, o usuário não precisará mais ir até o aplicativo para responder algo.
14. Menu hambúrguer entre as configurações do sistema
O menu hambúrguer - aquele com três linhas - foi definitivamente incorporado as configurações do sistema. Agora, quando o usuário estiver no menu do Bluetooth, por exemplo, poderá alternar entre as outras opções de configurações utilizando o menu lateral esquerdo.
O menu hambúrguer ja é padrão em aplicativos do Google. Portanto, faz todo o sentido tê-lo por padrão no Android Nougat.
15. Projeto Svelte
O Projeto Svelte é uma engine que foi lançada na época do Android KitKat. O objetivo desse projeto é fazer com que dispositivos com especificações mais modestas sejam capazes de rodar o Nougat de maneira mais fluida. A evolução desse mecanismo deverá ficar mais evidente com o lançamento da versão final do Android Nougat.
16. Nova função de multi-janela
O Google tem trabalhado arduamente para trazer um sistema multitarefa nativo e eficiente para o Android. No Nougat, ele finalmente está pronto. A imagem abaixo mostra a funcionalidade, que roda em tablets e telefones, e que se parece muito com o que já está sendo oferecido pela Samsung em seus dispositivos.
Como a maioria das grandes mudanças de plataforma, os desenvolvedores terão de optar pelo modo de divisão da tela para que seus apps rodem perfeitamente, adicionando um novo atributo chamado resizableActivity.
Nenhum comentário: